domingo, 21 de setembro de 2008

A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE LETRAS E ARTES
DISCIPLINA: TEXTO E DISCURSO

ENSAIO CIENTÍFICO

A função social da leitura

Débora Braga Prado
Aluna do 4º período de Letras


A leitura é o ato ou efeito de ler. É um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, uma atividade básica na formação cultural da pessoa e um benefício à saúde mental. Através da leitura, o ser humano não só adquire o conhecimento, como também pode transformá-lo em um processo de aperfeiçoamento sucessivo.
O não acesso ao livro e a leitura a todas as classes sociais é uma imperfeição no processo de socialização do indivíduo, pois a possibilidade de interpretar o código escrito e de saborear a beleza das palavras é indispensável a dignidade humana em uma sociedade que favorece a escritura e se afasta da oralidade, sendo incontestável que a leitura do texto escrito constitui uma das conquistas da humanidade.
Segundo Silva (1985, p.22 – 23), “a leitura, se levada a efeito, crítica e reflexivamente, manifesta – se como um trabalho de combate a alienação (não – racionalidade), capaz de facilitar ao gênero humano a realização de sua plenitude (liberdade)”. Nesta perspectiva, a leitura caracteriza – se como uma atividade de conscientização e questionamento, sendo que a função social da leitura é facilitar ao homem a compreensão e assim emancipar – se dos dogmas que a sociedade lhe impõe, pois, isso é impossível pela reflexão critica e pelo questionamento proporcionado pela leitura. A sociedade para buscar a formação de um novo homem terá de se concentrar na infância para atingir seus objetivos.
Mesmo sendo mal compartilhada, admite–se que a leitura é um direito de todos. O analfabeto não sabe ler e nem escrever, o que o torna um iletrado funcional impossibilitado de ler e escrever o mínimo necessário à vida profissional, a socialização leitora.
Perrotti (1990, p.75) alerta sobre a urgência de apresentar a leitura como “atividade nobre e reconhecida pelo e no grupo social” para conferir à infância identidade sócio-cultural.
Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e de escrita. É o estado ou a condição que adquire um grupo social, ou um indivíduo, como conseqüência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Apropriar se da escrita entorná-la própria, ou seja, assumi-la como propriedade. Um indivíduo alfabetizado, não é necessariamente um indivíduo letrado, pois ser letrado implica em usar socialmente a leitura e a escritura e responder às demandas sociais de leitura e de escrita.
O papel da escola também é promover a função social da leitura. “O processo de aprendizagem na alfabetização de adultos está envolvida na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade” (FREIRE, p. 48).
Contudo, a função social da leitura é possibilitar ao homem sua liberdade e sua formação e reflexão critica. E, através da cultura popular, o que se quer é a afetiva participação do povo como sujeito na construção do país. Quanto mais consciente o povo faça sua história, mais o povo perceberá, com lucidez, as dificuldades que têm a enfrentar, no domínio econômico, social e cultural, no processo permanente de sua libertação. Ler, então, é um processo de socialização do individuo reconhecida pelo e no grupo social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.
PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Smmus, 1990.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1985

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